1 de jul. de 2011

Você é Ético? Até que ponto? Leia o artigo!.Seu Discurso Condiz Com Suas Ações?


Quando estou aplicando um treinamento ou ministrando Curso de Dinâmica de Grupo ou de Relacionamento Interpessoal, costumo realizar uma dinâmica muito interessante chamada “Bola no Lixo” para mostrar às pessoas que nem sempre os nossos discursos condizem com nossas ações.
Primeiro divido a turma em dois grupos e nomeio-os de “Equipe A” e “Equipe B” colocando uma à frente do outro, porém com boa distância entre eles.
Depois, distribuo uma folha de papel e peço que amassem fazendo uma bolinha.
Pego uma cesta de papel e coloco no meio das equipes, dando a entender que terão que atirar e tentar acertar a bolinha de papel dentro da lixeira.
Porém, cuidadosamente coloco a lixeira mais próxima da “Equipe A”.
Claro que todos os componentes da “B” começam a reclamar dizendo coisas como:
“-Não é justo!”
“-Queremos igualdade!”
“-Que a lixeira fique centralizada para que as chances sejam iguais!”
E, calmamente, em silêncio retiro a lixeira do lugar original e a coloco menos próxima da “Equipe A”, mas não ainda no centro. Ainda favorecendo esse primeiro grupo.
A reclamação recomeça…
Peço, então, que eles definam “onde” deve ficar realmente a lixeira.
Alguns membros contam passo, discutem se ajustam…e finalmente a lixeira é colocada num determinado ponto “x”, para alegria e satisfação de todos.
Resolvida a questão, solicito que apenas a “Equipe A” tente acertar e que todos tentem jogar a bola no lixo ao mesmo tempo.
Alguns acertam, outros erram. Contabilizo os acertos e parto para o outro grupo.
Porém, pego a lixeira e passo de mão em mão para que “coloquem” dentro suas bolinhas, ou seja, TODOS acertam e dou como vencedora a “Equipe B”, para desespero do grupo adversário.
Convido todos a se sentarem e só aí então começa efetivamente a conclusão da dinâmica. Pergunto o que sentiram ao realizar a atividade. Começo perguntando aos participantes do grupo A.
Ouço reprovações e até ofensas do tipo: -você roubou no jogo! Ouço censuras quanto ao meu comportamento de “facilitar” a vitória do oponente.
E aí, então, pergunto por que não houve a mesma reclamação quando no início tentei deixar a lixeira mais perto deles e mais distante da outra equipe?
Será que a palavra “injustiça” só se aplica quando a vítima somos nós?
Nesta dinâmica podemos fazer um paralelo com a vida real.
Na empresa, quantas vezes não temos situações de favorecimentos… Aquele líder que favorece mais a um funcionário que a outro por simples simpatia, ou repassa trabalhos mais pesados para uns e não para outros.
Na TV assistimos artistas que ganham fortunas fáceis jogarem suas vidas pelos ralos…
E principalmente, olhar para o passado e constatar quantas barreiras conseguimos vencer… Vitórias suadas, lutas diárias, conquistas… que damos muito mais valor.
Mas e a “Equipe B”? Você pode estar se perguntando agora.
Será que também houve injustiça para com eles?
Será que estão satisfeitos com a vitória?
Por que não reclamaram na hora da vitória como fizeram no início da tarefa?
Fora uma ou outra exceção, a maioria não está feliz.
Porque, simplesmente, eu tirei a oportunidade deles, quando dei a lixeira na mão, de saberem se seriam capazes de acertar ou não.
E isto nunca mais eles irão descobrir porque “aquela” oportunidade já passou. Outras poderão até vir. Mas não mais aquela…
Um Abraço a todos e fiquem bem…
Sobre a autora:
Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

EVENTO ABRH DIA 05/07 - ESTAREMOS COMO APOIADORES

29 de jun. de 2011

ÉTICA CORPORATIVA - DESABAFO PARA A MUDANÇA DE HÁBITOS!

ÉTICA É UMA PALAVRA UTILIZADA EM VISÕES, MISSÕES E VALORES DE VÁRIAS EMPRESAS, EM VÁRIOS SEGMENTOS E DEIXA CLARO QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESSA PALAVRA NÃO É UTILIZADA NA ESSÊNCIA PELOS PROFISSIONAIS QUE AS TEM EM SUAS CORPORAÇÕES.
HOJE TIVE A CERTEZA QUE A ÉTICA E MAIS DUAS PALAVRAS, TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE, NEM SEMPRE SÃO UTILIZADAS NO DIA A DIA E NOS PROCEDIMENTOS INTERNOS DAS EMPRESAS. O QUE FAÇO AQUI É UM DESABAFO E UM ALERTA PARA QUE TODOS PERCEBAM QUE A FALTA DELAS PODE TRAZER FRUSTRAÇÃO E MEXER COM SENTIMENTOS DE PESSOAS E EMPRESAS, O QUE NEM SEMPRE É LEVADO EM CONTA.
QUANDO UMA GRANDE CORPORAÇÃO ABRE UM PROCESSO LICITATÓRIO COM VÁRIAS ETAPAS, DISTINTAS, COM REGRAS, PROCEDIMENTOS, NÃO DEIXA CLARO SE ESTÁ  MASCARADA OU, COMO SE DIZ NO MERCADO, QUE VOCE ESTÁ "ENTRANDO COMO BOI DE PIRANHA." 
O GRANDE PROBLEMA É QUANDO TEMOS A CERTEZA QUE ESSE PROCESSO É LICITO, HONESTO E NO FINAL PERCEBEMOS A REALIDADE DE TERMOS SIDO ENGANADOS. VOCÊ JÁ SE SENTIU ASSIM?
POR MAIS TEMPO DE TRABALHO OU DE MERCADO, SEMPRE TEMOS A SURPRESA DE NOS SENTIRMOS IMPOTENTES E CONFUSOS COM A GRANDE CAPACIDADE DO SER HUMANO EM PASSAR TODOS OS LIMITES DO INESPERADO.
UMA GRANDE CORPORAÇÃO, MULTINACIONAL OU NÃO, NÃO TEM A MENOR IDÉIA DO QUE SE PASSA EM SEUS BASTIDORES E ONDE SEU NOME, MARCA, VALORES, VISÕES ETC SÃO COLOCADOS, OU POSSO DIZER JOGADOS, POR INDIVÍDUOS QUE PASSAM DESAPERCEBIDOS, OU NÃO, E MANIPULAM A SEU PRÓPRIO PROPÓSITO OS GANHOS E PERDAS SEM PENSAR QUE NO FUTURO OS CAMINHOS SE CRUZAM E SEMPRE NOS LEVAM AO MESMO FUNDO DE QUINTAL.
AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE E AS GRANDE ASSOCIAÇÕES DE EMPRESAS NÃO TEM CONTROLE SOBRE QUEM ESTÁ FREQUENTANDO SEU AMBIENTE E COMO APROVEITAM DAS SITUAÇÕES PARA BUSCAR FORNECEDORES E CONTATOS PARA APLICAREM VERDADEIROS GOLPES E LEVAREM VANTAGEM EM TUDO CERTO!!!!
HOJE TIVE A CERTEZA DE QUE O CAMINHO DA ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE É PARA AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE ACREDITAM QUE HAVERÁ UM TEMPO ONDE PARCERIAS, CONTRATAÇÕES SERÃO FEITAS COM IMPARCIALIDADE, COMA  BUSCA PARA O GANHO MÚTO E PARA A BUSCA DA UTÓPICA RELAÇÃO SUSTENTÁVEL.

UTÓPICA PORQUE POUCOS PREJUDICAM MUITOS. 
UTÓPICA PORQUE PROFISSIONAIS ANTIÉTICOS ESTÃO INFILTRADOS EM EMPRESAS ÉTICAS. 
UTÓPICO PORQUE SERES HUMANOS ACREDITAM.
UTÓPICO PORQUE APÓS ACONTECER NOSSA SENSAÇÃO DE INGENUIDADE SE TORNA UMA SENSAÇÃO DE RIDICULARIDADE.

ACREDITO QUE ÉTICA CORPORATIVA É RESPONSABILIDADE DO GESTOR, DO CEO, DO DONO QUE TEM A RESPONSABILIDADE DE SABER O QUE ACONTECE ENTRE SUAS PAREDES, POIS SE NÃO SABE SE TORNA CONIVENTE, POIS SE NÃO SABE NÃO É GESTOR, POIS SE NÃO SABE UM DIA SAIRÁ COMIDO PELO LOBO QUE ESTÁ EM PELE DE CORDEIRO. 
FÁBULA NÃO ESTÁ SÓ NO LIVRO ESTÁ NO DIA A DIA, CORRUPÇÃO NÃO ESTÁ SÓ NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTÁ NAS EMPRESAS PRIVADAS EM SEUS RH´S TAMBÉM.
AGORA ONDE ESTÁ A HONESTIDADE, A ÉTICA, A TRANSPARÊNCIA?
QUEM SOUBER TERÁ DESCOBERTO O SANTO GRAAL! 
E SANTO GRAAL TAMBÉM É FABULA, NÃO É?

JUAREZ CINTRA JUNIOR
DIRETOR COMERCIAL 
ATIVE VIDA