10 de jun. de 2011

Se você quer mais saúde, mude seus hábitos alimentares

É duro ter que manter a perseverança num regime quando se tem que abrir mão de muitas das guloseimas que recheiam nossa mesa! Mas a mudança nos hábitos alimentares pode ser saborosa, além de ser saudável. Você pode começar com simples substituições no cardápio.
Comece substituindo o açúcar pelo adoçante. Para quem está começando uma dieta de baixa caloria, essa substituição é imprescindível. O açúcar tem muito mais calorias. E hoje em dia, existem adoçantes naturais que podem até ser usados em receitas caseiras.
O pão integral é muito mais nutritivo que o branco. Ele é mais rico em fibras, vitaminas, minerais e aumenta a sensação de saciedade. A substituição vale para outros alimentos com massa comum. Prefira o arroz integral ao branco, biscoito integral ao comum, etc.
O leite desnatado pode substituir o integral sem qualquer problema - em dietas alimentares para adultos. Os produtos derivados de leite sem gordura também devem ter a preferência. Eles têm uma quantidade menor de gorduras saturadas, de colesterol e, claro, menos calorias.
Nada se compara a um delicioso suco de frutas. Eles têm maior valor nutricional e são ricos em vitaminas e minerais. Isso justifica a substituição dos refrigerantes.
Na hora de cozinhar, use os óleos vegetais.
Mas para consumir alimentos crus, prefira o azeite. Ele tem propriedades que contribuem para diminuir o colesterol por causa da gordura insaturada.
A carne branca tem menos gordura que a de vaca, e quase a mesma quantidade de proteína. Além disso, a carne de ave ou peixe tem alto valor biológico. Ou seja, nosso organismo absorve a proteína ingerida com menor quantidade de gordura.

ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA!

Você tem o colesterol alto? Então, fique de olho nessas dicas.

1. A ingestão de leite integral e seus derivados deve ser evitada. Se você gosta de queijos, prefira os menos gordurosos, como ricota ou frescal

2. Coma mais peixe e carne de aves

3. Reduza o consumo de carne vermelha

4. Procure não comer biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos em geral (lingüiça salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos)

6. Troque as frituras pelo assado

7. Evite receitas que usem muito óleo

8. Substitua os molhos calóricos, como maionese e cremes. Dê preferência ao iogurte diet, sucos de tomate e mostarda

Garanta saúde e bem-estar com o poder dos sucos

Corte as frutas somente no momento em que for preparar a bebida. Isso evita que alguns nutrientes se percam 
 
Os líquidos são sempre bem-vindos ao organismo. A hidratação começa pela água e continua com os sucos de frutas, que oferecem ao organismo um aporte importante de vitaminas. 
O sistema imunológico protege nosso organismo de uma ampla variedade de agentes infecciosos, de bactérias, vírus e fungos a parasitas e outras substâncias estranhas, que podem provocar doenças mais ou menos graves. Para que este escudo funcione bem, é preciso se alimentar bem.

Uma deficiência em qualquer um dos nutrientes que mantém as defesas altas, por menor que seja, reduz a capacidade do organismo de combater os invasores externos e os venenos internos. Para evitar isso é preciso incluir regularmente na dieta alimentos que contêm:
Vitamina A: proteção antiinfecciosa. Ao manter saudáveis as membranas mucosas dos olhos, do nariz, da boca, dos pulmões e do trato gastrointestinal, forma uma barreira contra as bactérias e vírus que invadem o organismo. Além disso, cumprem um papel importante na produção dos anticorpos que lutam contra os invasores externos. Se não estiver em quantidade suficiente, o corpo pode diminuir a produção das células imunológicas e se eleva o risco de câncer. Frutas de cor verde escuro e laranja.
Complexo B: amigos dos anticorpos. Onde quer que as células se multipliquem rapidamente, lá estão implicados estes compostos derivados do ácido fólico. As vitaminas do Complexo B contribuem para a produção de anticorpos, as substâncias defensivas que reagem aos elementos agressores de nosso organismo, causando uma resposta imunológica e prevenindo infecções. Suco de laranja e morangos.
Vitamina C: o tônico imunológico. Quando uma pessoa sofre de estresse físico, de uma infecção, de febre, corre mais de 8 quilômetros por dia ou se expõe a temperaturas baixas, o ácido ascórbico ajuda seu corpo a fabricar fagócitos, células que englobam e digerem as partículas nocivas ou inúteis para o organismo, assim como tiroxina, um hormônio que acelera a ação das células T, encarregadas de reconhecer os organismos invasores. Além disso, a vitamina C é um antioxidante que nos protege do dano celular que pode originar um câncer ou transtornos cardiovasculares. O suco de laranja, o kiwi e morangos têm quantidades consideráveis deste composto.
Vitamina E: ativo nas defesas. O tocoferol ajuda o corpo a produzir anticorpos e as células T a atacarem os microorganismos invasores. Uma deficiência leve de vitamina E deteriora a resposta imunológica, enquanto uma dose extra de tocoferol parece potenciá-la. Além disso, este nutriente é um potente antioxidante. Abacate.
Cobre: amigo das células. Participa do amadurecimento dos glóbulos vermelhos, das células linfáticas que intervêm nas reações imunológicas e nas células sanguíneas que repelem as infecções bacterianas. Uma leve carência de cobre reduz a produção de células imunológicas e danifica sua capacidade de matar os microorganismos invasores. Quase todas as frutas contêm quantidades consideráveis deste mineral.
Magnésio: regula o tráfego imunológico. Imprescindível para a atividade de mais de 300 enzimas, este mineral influencia o funcionamento, o desenvolvimento e a distribuição das células imunológicas, embora boa parte das pessoas não costume consumir o suficiente através da alimentação. Frutos secos e bananas.