5 de set. de 2009

Grupo de Corrida

Equipe da Empresa Karcher, treinada por nossos profissionais Prof. Rogério e Prof. Charles, que participou recentemente da Corrida TVB 10K.
A performance foi excelente o que motiva a todos a continuar com este trabalho que muito contribui com a intenção da empresa de levar a cultura da Atividade Física a todos os funcionários também fora do ambiente de trabalho.



O treinamento é realizado semanalmente com a participação assídua de todos os atletas e os frutos desta dedicação estão sendo alcançados. Também temos o Grupo de Caminhada que está a cada dia com mais adesão a participação dos funcionários.

Parabenizamos a todos pelo resultado e estaremos sempre apoiando esta iniciativa em nossos clientes.

4 de set. de 2009

Desconto Especial

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2009 AS EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS ASSOCIADOS DA AMCHAM TERÃO 15 % DE DESCONTO EM TODOS OS SERVIÇOS REALIZADOS PELA ATIVE VIDA. ESTÃO INCLUIDOS OS SERVIÇOS REALIZADOS IN COMPANY (PARA EMPRESAS) E EM NOSSO ESPAÇO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS (ESPAÇO ZEN).

EM NOSSOS PACOTES, NO ESPAÇO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS, TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO NO SORTEIO PARA DIARIAS DE FIM DE SEMANA NO PIEMONTE FLAT HOTEL EM SERRA NEGRA.
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A fumaça do cigarro já foi abolida em sua empresa?

Uma grande ampulheta foi colocada em algumas das maiores cidades do Estado de São Paulo nestes últimos dias. Localizada nas regiões centrais, com grande tráfego de pessoas, ela marca o inicio do fim de décadas de tolerância em relação à fumaça do cigarro no Brasil. Com a aprovação da LEI Nº 13.541, DE 7 DE MAIO DE 2009 do Governo do Estado de São Paulo, estamos em contagem regressiva para a implantação de ambientes totalmente livres de tabaco nos ambientes coletivos fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados, a partir do dia 7 de agosto de 2009, em todo o Estado de São Paulo, incluindo aí a sua empresa. De acordo com os dados do INCA* 20% do total dos colaboradores de sua empresa são fumantes, sendo que 90% deles começaram fumar até os 19 anos de idade. E eles não terão mais os extintos fumódromos para usar.

A manutenção do fumódromo por parte da empresa acarretará pesadas multas, e por fim, até o seu fechamento. É preciso compreender que toda diminuição ou cessação do tabaco produz abstinência. Isto porque o tabagismo é uma doença (CID X – Classificação Internacional de Doenças). Uma doença que é primeiramente pediátrica – e que depois se cronifica. Ou seja, começa na infância e se desenvolve pela vida adulta. O colaborador poderá desenvolver abstinência em maior ou menor intensidade, dependendo do seu grau de dependência. Os sintomas que ele poderá ter são: cefaléia, irritação, ansiedade, depressão, insônia, agitação, nervosismo e vontade intensa de fumar (fissura). Sabedores de tudo o que os espera, os colaboradores estão preocupados e desejosos de aproveitarem a ocasião para pararem de fumar.

Quem os ajudará?

Para o RH é uma bela oportunidade para implantar programas de tratamento do tabagismo. E com isto, tornar o seu colaborador mais saudável. O seu colaborador precisa de toda ajuda do RH neste momento. Algumas dicas são: providenciar água em abundancia para ele tomar, orientar os encarregados que seu subordinado poderá estar mais sensível emocionalmente por causa da abstinência, oferecer a ginástica laboral para ajudar a diminuir a ansiedade, e informá-lo que o desejo intenso de fumar dura apenas cinco minutos, e que se ele procurar se distrair nesse tempo ou andar, a vontade de fumar diminuirá, juntamente com seu sofrimento.

Esses manejos são importantes, mas efetivamente a estratégia mais eficaz é possibilitar ao colaborador participar de um programa de tratamento para parar de fumar junto com outros colaboradores fumantes. Eles poderão colocar em ação a sua motivação para parar de fumar e desenvolver estratégias de enfrentamento da dependência, orientado por profissional competente, e em parceria com o departamento médico da empresa.

Abolir a fumaça do cigarro da empresa é libertar ao colaborador de sua dependência. E por enquanto, legalmente, esse privilégio é apenas no estado de São Paulo. Mas, para os outros estados do Brasil, simbolicamente, a ampulheta está colocada.

* Instituto Nacional do Câncer

Felicidade: uma responsabilidade da empresa?

Cientistas calculam que 50% da felicidade de uma pessoa são determinados pela genética, 10% pelas circunstâncias de vida e 40% por pensamentos e ações. Uma empresa não tem como interferir na genética, mas pode ajudar nestes 10% – embora haja outras questões e pessoas envolvidas, nas quais a organização não tem nenhuma influência. Talvez uma corporação possa proporcionar a oportunidade de bons pensamentos e ações – os outros 40% -, mas não tem como gerir e controlar este processo.

Não há como atribuir a uma empresa a responsabilidade pela felicidade de alguém – esta é uma conquista individual. Mas uma companhia é feita de pessoas. Portanto, quanto mais profissionais felizes trabalharem nela, melhor será o seu clima organizacional. A conclusão, bastante óbvia, é cercada de mal entendidos. É preciso lembrar que as pessoas continuam atribuindo à organização a responsabilidade pela sua motivação e disposição. A frase “esta empresa não me motiva” é muito comum. Outro equívoco é que, como entidade abstrata, a organização depende dos seus líderes para construir e manter o seu grau de felicidade – e é neles que tudo começa ou deveria começar. Não faltam companhias preocupadas em motivar o seu público interno praticando comunicação interna de massa, com uma mesma mensagem para todos.

As campanhas motivacionais normalmente são voltadas para a base da pirâmide e, por serem de massa, atingem também as chefias intermediárias, mas não são direcionadas a elas. São ações que comumente não motivam ninguém. As mensagens não conseguem mostrar que a felicidade pode estar dentro de cada um e não na empresa. Se 10% da felicidade é determinada por circunstâncias de vida, e o trabalho é uma delas, certamente um bom nível de informação sobre objetivos, estratégias e resultados da empresa tornará a pessoa mais próxima e, consequentemente, melhor alinhada a tudo o que se refere a ela. Isso, sem dúvida alguma, fará a pessoa mais feliz no ambiente de trabalho. Então, vamos dizer que, com isso, ganhamos pelo menos 5% de felicidade. Se 40% da felicidade é determinada por pensamentos e ações, quanto mais informações a organização disponibilizar, melhores serão os pensamentos em relação a ela, como também as ações. Porque a informação bem trabalhada gera segurança, e as pessoas somente têm coragem para agir em favor da empresa quando se sentem seguras daquilo que fazem e do que podem fazer.

A vida é formada por tantos aspectos, uma mesma pessoa desempenha tantos papéis, que se torna impossível atribuir a uma empresa a responsabilidade de motivá-la. Por isso, a necessidade de manter o foco na informação clara e transparente, que gere valor e faça os colaboradores se sentirem importantes.

Esta é, sem dúvida, a maior arma para contribuir com a felicidade do público interno: só ela pode trazer o bem-estar, a harmonia e a segurança que todos buscam.