8 de jan. de 2010

Qualidade de Vida das Mulheres – Haja coração!

Já não é novidade nenhuma que problemas de coração quando atingem mulheres jovens são fatais, e que para isso você precisa se alimentar melhor, praticar atividades físicas e blá blá blá…

Com a morte da atriz americana Brittany Murphy, 32, o assunto volta à tona e é bom as mulheres fiquem atentas qualidade de vida e todos os “blás, blás, blás” tão importantes para a manutenção de nossa saúde. No caso de Murphy, suspeita-se que a parada cardíaca tenha ocorrido porque a jovem era viciada em analgésicos, que em sua maioria contém um componente chamado opioide.

O que são e o que causam?
Os opioides são grupos de substâncias naturais e sintéticas, geralmente encontrados em remédios para tratar dores, descontrole intestinal e tosse. São chamados de “Depressores do Sistema Nervoso Central”, e o abuso desse componente pode causar sonolência, diminuição da frequência cardíaca e queda da pressão arterial.

Nas mulheres alguns fatores contribuem e aumentam o risco de infarto. Confira nas informações abaixo:




Tabagismo - Favorece a formação de coágulos;


Colesterol Alto – Aumenta o risco de aterosclerose;


Diabetes - Provoca lesão nos vasos;


Pílula Anticoncepcional - Favorece a formação de coágulos;


Uso de drogas (principalmente cocaína) - Favorece a formação de coágulos, leva à constrição das artérias e acelera o processo a aterosclerose;


Abuso de opioides - Deprimem o Sistema Nervoso Central e podem causar parada respiratória e consequentemente parada cardíaca;


Anfetaminas (presentes em fórmulas para emagrecer) - São estimulantes, aumentam o consumo de oxigênio por parte do coração e podem causar taquicardia, vasoconstrição e arritmias;


Estresse - Libera adrenalina, um potente vasoconstritor.


Mantenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas. Estar em dia com sua saúde evitará o uso desnecessário de medicamentos. Quantas cápsulas você poderia evitar apenas com a mudança de comportamento? Reflita.

Bactérias e o Verão – Não deixe que elas invadam a sua praia!


Verão, praia, frango a passarinho, farofa…

O que você costuma comer nas férias de verão?

É no verão que tentamos fugir do que é comum da rotina diária quando estamos estudando ou trabalhando.

Mas é nessa época que temos que tomar mais cuidado para não adquirir doenças infecciosas no intestino, e a preocupação com o alimento que é ingerido deve aumentar. É no período do verão que essas doenças aumentam em cerca de 30%.

Bactérias, fungos e vírus costumam ficar mais evidentes durante dezembro e janeiro, pois encontram um ambiente perfeito para a proliferação com o aumento do calor e da umidade.

Alguns cuidados devem ser tomados nas férias como:

■Prestar atenção na qualidade da água em que está bebendo;
■Lavar latinhas de refrigerante e suco antes de beber, pois nunca se sabe se elas são armazenadas e se estão limpas;
■Evitar comer lanches de barracas que ficam na rua ou na praia;
■Evitar comer lanches naturais que contenham maionese;
■Algumas doenças que você pode contrair são a Hepatite A e a Salmonella que afeta mais as crianças, jovens adultos e idosos.
Algumas doenças que você pode contrair são a Hepatite A e a Salmonella que afeta mais as crianças, jovens adultos e idosos.
Cuidado e canja de galinha não faz mal a ninguém, lembra??

O tempo em função da saúde

Você já fez promessas para o próximo ano? Você inclui “cuidar mais da minha saúde” na lista?

O tempo é curto, só temos 24 horas por dia para nos dividirmos entre o trabalho, estudos, casa, filhos, marido… Mas sempre esquecemos de garantir um tempinho para cuidar da nossa própria saúde. O que muitas pessoas não percebem ou preferem esquecer é que sem saúde é impossível dar conta das outras coisas.

O dia-a-dia conturbado não deve mais servir de desculpas para não viver a vida de uma maneira saudável, da hora que levantamos até quando voltamos a dormir. Sabendo dividir as 24 horas de maneira prática, fácil e inteligente podemos fazer coisas simples que mantém a mente e o físico em equilíbrio proporcionando bem-estar.

Logo pela manhã você precisa acordar bem cedo para ir trabalhar. Mas e se o despertador te deixa na mão? Você acorda atrasado e já pensa em pegar suas coisas, ligar o carro e sair correndo sem tomar café. Você sabia que apenas 13 minutos são suficientes para tomar um café e comer um pãozinho?

Pois é, essa pressa que as pessoas adquiriram ao longo dos anos – principalmente depois da revolução industrial, urbanização, etc. – prejudica a saúde dos indivíduos que deixam o bem-estar físico e mental em segundo plano.

Você nem imagina, mas dá pra cuidar da saúde durante o dia todo através de iniciativas básicas e rápidas, acompanhe algumas:

Comece o dia tomando café, isso não leva mais do que 13 minutos;


1. Antes de ir para o trabalho reserve 30 minutos para fazer uma caminhada. Dividir esse tempo em três períodos de 10 minutos não faz nenhuma diferença, você pode andar um pouco antes de entrar para o trabalho, durante o almoço, e quando voltar para casa;

2. Antes de chegar ao trabalho você pega ônibus ou vai de carro certo? Durante seu deslocamento o que você faz? Poderia ouvir música ou ler um livro. Para fazer isso bastam apenas 14 minutos, quatro para a música e dez para a leitura. Mas você deve estar se perguntando qual o benefício para a saúde? Simples, a música alivia as dores crônicas, além de combater a depressão e diminuir a ansiedade; a leitura exercita os neurônios;

3. No local de trabalho procure se movimentar um pouco, quando ficamos mais de três horas na mesma posição podemos prejudicar nossa coluna e a circulação. Movimentar-se em 15 minutos alternados durante as 8 horas que você trabalha são suficientes, faça alongamentos no pescoço, caminhe até o banheiro, levante para tomar café;

4. Acabou o horário de almoço. Chega a hora de cuidar da higiene bucal. Passar o fio dental depois de escovar os dentes demora cerca de 6 minutos e protege sua boca de bactérias;

5. Durante o dia todo não esqueça de se hidratar, principalmente durante o verão. Demora cerca de 4 minutos para você tomar um copo de água. Não precisa ficar preso a famosa meta de 2 litros por dia, cada pessoa tem uma necessidade diferente;

6. Depois de um dia cansativo de trabalho, estresse, brigas de trânsito… todos precisam relaxar, e nada melhor do que meditar para esvaziar a mente dos problemas. Vinte minutos são suficientes e você pode fazer isso quando chegar em casa. Além da prática aliviar a tensão, pacientes cardíacos que meditam diariamente diminuem os riscos de ter infarto em 50%.
Práticas simples que fazem a diferença. Experimente!!!

CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

Parabéns aos nossos atletas e professores que participaram da Corrida de São Silvestre no dia 31/12/2009.

Estamos muito felizes com o resultado e temos a certeza de que voces são um exemplo e que fazem realmente a diferença. Em 2010 mais provas nos aguardam e estaremos juntos motivando e levando voces mais e mais a frente.

Nosso grupo de caminhada e corrida é um de nossos maiores orgulhos e esperamos que mais empresas façam como a Karcher e ajudem a formar novos campeões na vida e na saúde.















6 de jan. de 2010

Folder - Programa de Qualidade de Vida




Qualidade de Vida - Texto de Fernando Hartmann

Acredito firmemente na importância de o ser humano ser trabalhado e direcionado à auto-realização, através do autoconhecimento. Para que isso aconteça é necessário ter saúde, ser saudável.

Vemos, nos dias atuais, o desenvolvimento tecnológico e científico em alta velocidade, a competitividade cada mais agressiva, o indivíduo cada vez mais assustado, sem rumo, despreparado.

A cultura oriental trabalha preventivamente, sua medicina é preventiva. Cuida da pessoa e a pessoa se cuida para não adoecer. Tem, também, a visão do todo, global, holística. Quando o indivíduo adoece, todo seu ser é afetado: corpo, mente e alma. Isso envolve a relação consigo mesmo, com a família, com o trabalho. Afeta sua harmonia, seu humor, a motivação, enfim, sua vida e a de quem está ligado a ele.

Nossa cultura ocidental tem a visão do momento. Leva o ser a agir de acordo com as circunstâncias e o que é pior, é envolvido por elas, é afetado profundamente. A prova disso são os hospitais lotados. A falta de capacitação humana e profissional causa a morte de inúmeras pessoas, diariamente. E isso independe da classe social. Quer prova maior do que o caso Tom Jobim, em pleno Estados Unidos?

Para evitar tal desequilíbrio, que leva até mesmo à morte prematura, ou suspensão das atividades - tenho caso de jovens executivos afastados do mercado devido a derrames e enfartes, sem contar as úlceras, reumatismos, problemas graves de coluna, entre outros - as empresas orientais oferecem a seus funcionários várias opções de atividades: yoga, tai-chi-chuan, ginástica, meditação. São atividades leves que retiram a fadiga, o estresse e reestruturam o indivíduo emocionalmente, como também preparam seu corpo e sua mente para as jornadas geralmente intensas de trabalho.

Essas atividades costumam ser acompanhadas por pessoas preparadas, capacitadas, como médicos, psicólogos, professores e consultores, que vão orientando o profissional para que tenha saúde plena e igual condição para exercer suas funções junto à empresa, mas também junto à família, à sociedade, ao mundo.

Na Europa e nos Estados Unidos, isso já vem acontecendo. Já acordaram para a realidade atual: o ser humano precisa se tratar para alcançar a plena realização de seus objetivos, através do conhecimento e bem estar de si mesmo.

No Brasil, isso já começa a ser percebido. É hora de olharmos para a frente e percebermos a importância de estarmos bem para fazermos bem nosso dever. Como empresário, executivo, gerente, operário, só alcançaremos qualidade total quando ela fizer parte de nós mesmos, quando vivermos com qualidade em pensamentos, sentimentos e expressões, ou seja, quando tivermos qualidade de vida.

Por qualidade de vida, entendemos uma maneira mais adequada de se viver, mais sadia, desde a relação consigo mesmo, passando pela inter-relação e a própria relação com o Todo, com o Cosmos.

Estão surgindo novos paradigmas, tais como: trabalho em equipe, saindo o individual; conhecimentos gerais, em lugar do específico; experiências múltiplas, incluindo a internacional, em vez de uma apenas; e muitos outros.

Os tempos mudaram e continuam mudando, prometendo ainda muitas transformações nas relações interpessoais, profissionais e, especificamente, na relação individual, pessoal, consigo mesmo.

A Empresa
A Empresa é uma entidade organizada e precisa ser bem estruturada para realizar sua função e alcançar suas metas. O objetivo é o sucesso. Para isso é fundamental ter objetividade e clareza quanto à cultura, à filosofia e aos valores. Necessita, também, de materiais e equipamentos, atentando para a alta tecnologia e a modernidade, passando pela inovação constante. Ser objetiva e transparente na informação e na relação com clientes e fornecedores é outro dever da Organização.

A Revolução Tecnológica e as últimas descobertas da Ciência têm mexido com as estruturas empresariais e com os processos de gestão. Precisa-se, hoje, dar atenção permanente ao novo (ou a maneira nova de fazer), para manter a competitividade, gerando lucros maiores e conquistando a liderança. Hoje, além de existir, é prioritário ser boa para vir a ser a melhor ou a maior.

Com a abertura e a globalização do mercado, temos uma nova visão de administração e economia, aprimorando ou atualizando algumas teorias e tendo outras totalmente ultrapassadas. O que fariam hoje grandes astros do passado como Ford, Fayol, Taylor, Marx, entre outros? Certamente, fariam diferente.

Percebemos hoje um amadurecimento em relação ao passado. Daqui a cem anos todo o processo hoje defendido poderá estar igualmente superado. Mas o mérito desses homens é inquestionável, pois é através de suas descobertas e afirmativas - a criação dos paradigmas - que se pode aprimorar ou mudar. Longas pesquisas, profundas experiências, "insights" que provocam novas descobertas ou reformulações de antigas teorias, favorecem e conduzem ao crescimento da humanidade.

O tema modernidade sugere mudanças. Mudanças na forma de ver, pensar e agir. Mudar estruturas pede para mudar processos; a recíproca é verdadeira. Mudança total, plena, global. É preciso mudar, transformar para crescer, mas primeiramente, modernizar para sobreviver.

Conceitos e atividades recentes são introduzidos nas empresas tais como: Reengenharia de Processos, Qualidade Total, Gestão Participativa e Tecnologia de Sistemas de Informática. O objetivo é o mesmo: fazer a empresa funcionar bem, ser produtiva e lucrativa.

Atualmente, temos uma nova visão dos conceitos organizacionais. Ser produtivo não significa mais produzir em massa e, sim, bem-feito, com qualidade até mesmo de forma personalizada. Ser lucrativo não é mais ganhar sobre os custos e sim baixá-los, cortando desperdícios e tornando o preço mais acessível.

A tecnologia nos oferece uma forma de fazer melhor e mais rápido. A ciência nos mostra outros canais e caminhos para o aprendizado. Temos inúmeras possibilidades, hoje em dia, de tornarmos a empresa mais produtiva, lucrativa, com segurança, qualidade, eficiência e eficácia.

O Homem
Todo trabalho produz um resultado. Trabalho bem-feito gera resultado positivo; trabalho sem qualidade gera resultado negativo. E a cada dia cresce a cobrança, tornando o público mais exigente.

Toda empresa quer lucro, quer também liderança, quer ainda reconhecimento. Em um mercado aberto e internacionalizado cresce a competitividade e a busca pela qualidade. Também o empregado quer lucro (um bom salário), quer liderança (sentir-se capacitado, qualificado para a função, competente) e quer igualmente reconhecimento (elogios, promoções e novos desafios).

Na Organização, qual é o elemento que vê, pensa e faz? Evidentemente, é o elemento humano. Do teto ao chão, do presidente ao operário, é sempre o elemento humano em ação. É ele quem faz a empresa! A mente elabora as idéias, ordena os pensamentos, forma os processos, a estrutura. O corpo coloca as idéias em ação, realiza os movimentos, a dinâmica empresarial. Uma integração é necessária. Integração esta do pensar e do agir, como também das hierarquias, formando um todo fortemente estruturado. Esta é uma empresa vitoriosa, bem-sucedida, sólida, que sobrevive às crises políticas, econômicas e sociais; uma empresa competitiva, lucrativa e eficaz.

É freqüente encontrarmos Organizações com um bom serviço de Marketing. O contato direto causa um impacto negativo; o atendimento é medíocre, o produto é fraco. Vemos também escritórios muito bem montados e equipados porém a recepção e o tratamento são pobres. Vemos, ainda, empresas bastante simpáticas e agradáveis e o nível de limpeza muito deficiente, o que afasta os clientes. Temos muitas histórias para contar... Falta estrutura forte e modelo adequado de gestão.

Qualidade Total Significa Satisfação Total
O sistema empresarial moderno se direciona cada vez mais para a satisfação total. Além da qualidade total, tão em voga atualmente, quando se procura atender as necessidades e exigências do cliente, encontramos a satisfação total. A aproximação da perfeição na confecção do produto ou na realização de um serviço é alvo cada vez maior. Quando um produto ou serviço alcança um nível elevado tem a satisfação do cliente que o recebeu, do indivíduo que o produziu, passando pela pessoa que o distribuiu, pelo gerente que orientou, pelo diretor da empresa, que tem a certeza da missão cumprida, e a devida expressão dos valores e da cultura da empresa. Para isso é necessária uma comunicação estimulada e uma fonte de informação e incentivo adequada.

É primordial a percepção de que para as tão necessárias, esperadas e desejadas lucratividade, competitividade e liderança de mercado, o elemento humano necessita de qualificação e capacitação plenas. O homem é a maior fonte de lucro de uma Organização e nele deve ser feito o primeiro e o mais alto investimento. Em uma visão arcaica e ultrapassada, o indivíduo é visto como custo, prejuízo e objeto descartável. Na visão empresarial moderna, ele é a maior fonte de investimento. Investir nos recursos humanos da empresa é lucro certo. Vemos, nas empresas modernas, que o Departamento de RH tem uma atenção especial. Ele já é o elemento gerador de lucro, pois é responsável em preparar devidamente o profissional e prestar assessoria a outras instituições.

Todos sabemos que, quanto menor é a rotatividade de pessoal, menores são os gastos com processos de admissão, demissão e treinamento. Da mesma forma, quanto menor é o absenteísmo, maior e melhor é a sua produção. Quanto mais integradas as equipes, melhor é o rendimento. Quanto mais motivada é a empresa, melhor é a qualidade global da mesma.

Qualidade de Vida na Empresa
Precisamos olhar o termo qualidade de forma mais ampla. É ilusão querer oferecer qualidade se quem produz está infeliz. Quando há infelicidade por alguma razão, seja salário baixo, má condição de trabalho, entre outras, faltará qualidade total.

Para haver qualidade total de produto ou serviço, toda a rede que envolve a confecção ou realização do mesmo, precisa ter Qualidade de Vida. A qualidade precisa estar além do produto ou do serviço. Precisa quebrar as barreiras do egoísmo e do individualismo de cada indivíduo, seja operário, gerente ou diretor. Precisa estar na vida pessoal de cada elemento e ser extensivo às suas famílias e a comunidade em que vive.

Qualidade precisa ser compartilhada. Só existe qualidade total de produto ou serviço quando ela vem acompanhada de qualidade total de vida pessoal e coletiva. Só existe excelência empresarial, havendo excelência na qualidade de vida pessoal e coletiva. Esta abrange a comunidade empresarial, familiar e social. E como estamos diante da globalização do mercado, podemos afirmar que a necessária qualidade total exige a relação plena da comunidade mundial, planetária e cósmica.

Precisamos, inicialmente, realizar a Qualidade Total de Vida, a Reengenharia Humana, a Parceria do Ser, a Autogestão Participativa, o Gerenciamento Global ...

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA 2


Médias e grandes empresas aumentam produtividade e lucro com programas de qualidade de vida para funcionários.
Empresas de médio e de grande porte registram baixos índices de absenteísmo de funcionários e melhora considerável na motivação, criatividade e produtividade das equipes de trabalho – e também nos lucros – ao investirem em programas de qualidade de vida para seus colaboradores. Grupos ou clubes de corrida têm virado uma febre entre as companhias, como o Grupo Caixa Seguros.

Em um domingo, no último dia 30 de agosto, por exemplo, o Grupo promoveu a 1ª Corrida Viva Bem, em Brasília (DF). Pela primeira vez, uma competição antes voltada apenas para colaboradores e familiares abriu inscrições ao público de todo o País. Foi a forma de a companhia comemorar o segundo aniversário do programa de qualidade de vida Viva Bem. “Uma multidão de 1.300 corredores de rua participou em um domingo ensolarado, às 8h. E no mesmo dia, Brasília sediava outras duas provas semelhantes, ou seja, foi um sucesso imenso”, comemora Denise Dantas, superintendente de Recursos Humanos do Grupo.

O interessante é que os colaboradores selecionados não fazem parte do clube de corrida da empresa. “O critério para participar é ser sedentário ou não praticar a corrida. A proposta é estimular a adoção de hábitos saudáveis e a prática de esporte por parte desse pessoal, assim como o fizeram os que integram o clube de corrida”, explica Andréia Azevedo, Gerente de Remuneração e Benefícios.

Assim que anunciou internamente que a companhia arcaria com a participação de dez colaboradores no Desafio Super 40, surgiram vinte interessados. “Foi sensacional! Tivemos o dobro de adesão em relação ao ano passado. Isso mostra que o programa Viva Bem está motivando nosso corpo funcional a mudar de vida”, diz Andréia Azevedo.

Além do clube de corrida, o Grupo Caixa Seguros mantém programa antitabagismo, coral e outras 13 iniciativas no programa Viva Bem. O efeito imediato dessa política de qualidade de vida foi a redução pela metade dos atendimentos médicos e das faltas ao serviço, em dois anos, além do aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.

O Grupo, que havia lucrado R$ 3,1 milhões em 2006, fechou o ano passado com R$ 5,1 milhões. “Acreditamos que as ações de qualidade de vida, colaborou para esse crescimento”, afirma Andréia Azevedo. Atualmente, 71% dos colaboradores estão satisfeitos com a companhia e 82% têm a mesma opinião em relação aos benefícios do programa de qualidade de vida. Leia mais abaixo ao depoimento da funcionária do Grupo Caixa Seguros, Marla Neves.

O efeito positivo para os negócios é ainda mais impactante se o ramo de atuação da empresa está relacionado à promoção de boas condições de vida ao cliente. Ao promover a qualidade de vida dos funcionários, a companhia desperta neles uma percepção mais profunda sobre os objetivos dos negócios ali desenvolvidos. E, ao mesmo tempo, chama a atenção dos clientes para sua política ou filosofia de promover o bem-estar coletivo, o que gera um retorno à imagem de valor incalculável, opina Denise Dantas, Superintendente de RH.

Outras empresas seguem o exemplo

Assim como o Grupo Caixa Seguros, outras companhias organizam para os funcionários clubes de corrida, programas antitabagistas, ações culturais, assistência psicológica e jurídica, entre outras.

Petrobras, BNDES e Embratel são algumas grandes que desenvolvem programas ligados ao bem-estar dos colaboradores de olho nas vantagens competitivas. Entre as médias empresas, destaca-se o Laboratório Sabin, líder em análises clínicas no Distrito Federal e premiado diversas vezes pelo cuidado com o bem-estar dos funcionários.

O Laboratório Sabin também colhe os frutos de uma política de bem-estar laboral consistente, com investimento anual de R$ 3,5 milhões. Grupo de corrida, ações de auxílio à maternidade e ao casamento, previdência privada, realização de exames, educação superior a até Dia de Noiva são algumas iniciativas da empresa para promover a qualidade de vida dos seus 751 colaboradores. Essas ações trouxeram resultados expressivos: em 2008, o índice de faltas de funcionários nas 56 unidades do laboratório foi de apenas 0,85%.

Helenildes Ribeiro, coletora do Laboratório, ganhou ingressos para ir ao teatro com o marido. A distribuição faz parte de uma ação cultural regular do Sabin e foi uma experiência inesquecível: “Foi realmente maravilhoso. Há doze anos eu e meu marido não saíamos sozinhos, sem as crianças. A última vez tinha sido no lançamento do filme Titanic”, relembra Helenildes.

Demissão zero

Experiências como essa fortalecem o vínculo entre o colaborador e a empresa e atribuem um novo valor a essa relação. Segundo a psicóloga e analista de RH Raquel Vilas Boas, o ganho que não pode ser mensurado em números absolutos é muito valioso, como a satisfação do colaborador ao praticar esportes ou ir ao teatro incentivado pela empresa. “Benefícios intangíveis são responsáveis por reter talentos na empresa”, lembra Raquel. Os números do Laboratório Sabin confirmam essa teoria - nos últimos três anos, não houve turn over na área técnica da empresa, ou seja: nenhuma demissão ou nova contratação.

Tanto no Laboratório Sabin quanto no Grupo CAIXA SEGUROS, o investimento no bem-estar da equipe é uma prioridade e está sempre aliado à estratégia do negócio. “Isso fortalece a cultura organizacional. Faz com que os colaboradores compreendam melhor a estratégia da empresa e sintam-se reconhecidos”, conclui Raquel Vilas Boas.

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA 1

Qualidade de vida é um fator de excelência pessoal e organizacional que pode trazer inúmeros benefícios às pessoas e empresas, porém, é necessário saber implementá-la. Neste texto, tratarei de abordar, resumidamente, aspectos relevantes para a implementação de programas de qualidade de vida em empresas.

Falar de qualidade de vida é sempre muito gratificante. Considero o tema uma fonte inesgotável de princípios teóricos e práticos que tem contribuído muito ao desenvolvimento humano, profissional e organizacional. Não é uma novidade dizer que a prática de atividades de qualidade de vida, em qualquer ambiente, traz inúmeros benefícios para o bem-estar das pessoas e uma maior produtividade para as empresas. No entanto, ainda percebem-se dificuldades para conseguir com que as pessoas sensibilizem-se quanto à importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e, nas empresas, a dificuldade é levar os funcionários à adoção dos princípios da qualidade de vida como uma filosofia de trabalho.

O sucesso da implementação de programas de qualidade de vida depende, por um lado, do comprometimento dos colaboradores em fazer boas escolhas quanto aos hábitos saudáveis e às atitudes de enfrentamento à adversidade e, por outro lado, da empresa em poder fornecer condições necessárias para que essas escolhas aconteçam.

Implementar ações de qualidade de vida não é tarefa fácil se considerarmos que as pessoas estão permanentemente expostas a fatores estressores que podem afetar a saúde. O estresse é um componente da vida moderna presente em qualquer ambiente, não escolhendo a quem atingir. Isto justifica plenamente a criação de programas de qualidade de vida para lidar com os fatores de risco à saúde e para minimizar a exposição das pessoas a eles.

O trabalho é uma atividade na vida das pessoas que muitas vezes torna-se o organizador do seu estilo de vida, podendo ser, para uns uma fonte de prazer e, para outros, de desprazer. Assim sendo, cabe-se questionar sobre o quanto as empresas estão preocupando-se e investindo na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Muitas empresas que aderiram às atividades de qualidade de vida vivenciam benefícios que elas trazem à saúde e ao bem-estar dos seus colaboradores. Com certeza elas ganharam maior produtividade através do maior envolvimento das pessoas e estas, por sua vez, ganharam uma fonte de prazer no trabalho. Não é por acaso que essas empresas encontram-se na classificação das melhores empresas para se trabalhar.

Para que um programa de qualidade de vida seja bem sucedido, ele deve favorecer a criação de espaços de apoio à tomada de decisões das pessoas quanto à responsabilidade pessoal pela saúde e pela adoção estilos de vida que favoreçam o seu bem-estar, abordando temas de desenvolvimento de forma global, isto é, considerando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais do ser humano.

Qualidade de vida é a percepção que a própria pessoa tem sobre o seu bem-estar, sendo este o parâmetro para avaliar a eficácia das ações dos programas de qualidade de vida. Especialistas no assunto afirmam que em torno de 53% dos fatores que favorecem a longevidade saudável são determinados por hábitos, crenças e valores, ou seja, pelo estilo de vida das pessoas. Outros 20% seriam determinados pelas condições do meio ambiente, 17% por fatores genéticos ou hereditários e 10% por fatores atribuídos à assistência médica. Essa estatística sustenta o fato de que uma das formas de alcançar um nível adequado de bem-estar é facilitando as escolhas de atitudes positivas perante situações adversas como um mecanismo para o enfrentamento do estresse do dia-a-dia.

Domenico de Masi, em um dos seus textos sobre a criatividade, cita: "A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo”. Nessa frase o autor faz um convite a olharmos para a qualidade de vida sob múltiplas dimensões e não somente como fatores isolados. É necessário encontramos prazer naquilo que fazemos e para isso temos que agregar valores às nossas ações.

Em síntese, um programa de qualidade de vida em empresas deve promover ações que revertam-se em benefícios à saúde dos funcionários e deve criar mecanismos para lidar com as dificuldades que as pessoas e a empresa têm para aderirem à prática contínua de atividades de qualidade de vida, considerando que qualidade de vida no trabalho é muito mais do que escolher praticar atividades físicas, ter uma alimentação adequada, aproveitar melhor o tempo livre, aprimorar seus relacionamentos, em fim, escolhas que fazem com que as pessoas tenham uma vida saudável. Qualidade de vida é ter plena consciência dos benéficos à saúde que essa escolha trará para as pessoas e um meio para que a empresa possa aproveitar melhor o potencial dos seus colaboradores.

5 de jan. de 2010

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA


Nosso Folder:


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4 de jan. de 2010

FELIZ 2010


1. Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta a dignidade e reafirma valores profundos.

2. Estude sempre e muito. A glória pertence àqueles que tem um trabalho especial para oferecer.
3. Seja grato a quem participa de suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
4. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

5. Tenha metas claras. A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.
6. Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande.
7. Qualifique os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.
8. Tenha um orientador. Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.
9. Jogue fora o vício da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem... Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.
10. Tenha amigos vencedores. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver, celebre as vitórias e compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
11. Arrisque! A vida não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.
12. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.