14 de jan. de 2011

Cigarro atrapalha a digestão e pode causar doenças gastrointestinais.

Tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica!


Quem é fumante, ou conhece um, sabe que assim que a comida do prato acaba, é um cigarro que vai à boca. "Após as refeições, pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, todos nós temos uma sensação de moleza. Uma vez que a nicotina, assim como a cafeína, é um estimulante do Sistema Nervoso Central, ajuda a eliminar essa sonolência", explica a psiquiatra da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (Abead), Analice Gigliotti.

A especialista diz que, depois de ter repetido o ato várias vezes, ficamos condicionados e passamos a não saber mais como fazer uma refeição sem dar uma tragada em seguida. Será, então, que fumar após as refeições torna a digestão mais eficiente? 
Cigarro pode causar doenças gastrointestinais - Foto: Getty Images
A resposta é não. A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago, justamente dificultando a digestão. Entre ele e o esôfago há uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo. Esse músculo é enfraquecido pelo uso contínuo do cigarro, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica.

Além disso, o tabaco altera o paladar e induz a produção de ácido clorídrico e facilita a infecção pelas bactérias Helicobacter pylori, causadores da úlcera gástrica. O cigarro ainda estimula a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando suco gástrico mais nocivo.

Sendo assim, o aparelho digestivo é um dos afetados por algumas das 50 doenças diferentes que o consumo de derivados de tabaco provoca, de acordo com o Ministério da Saúde. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. São 4,9 milhões de óbitos anuais, ou seja, mais de 10 mil por dia. 
Segundo a OMS, cerca de um terço da população mundial adulta, o equivalente a 1,2 bilhão, é fumante. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Especial do Tabagismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 24,6 milhões de brasileiros são fumantes e, deste número, 52,1% deseja parar de fumar.

Substituir o hábito de acender um cigarro depois do almoço por outra técnica que desvie a atenção é um bom começo. "Uma boa dica é o fumante levantar imediatamente da mesa e escovar os dentes", sugere a psiquiatra.
 

12 de jan. de 2011

Programas de qualidade de vida ainda são desafio para empresas!

No Brasil, 44% das companhias implementaram programas de qualidade de vida apenas 

parcialmente, enquanto 38% não têm planos ou estratégias para colocar essas ideias em prática.

A expressão ‘qualidade de vida’ tem sido cada vez mais ouvida nos corredores das empresas, 

mas a maioria dos programas destinados a promovê-la são apenas parcialmente implementados. 
É o que mostra estudo da consultoria Buck Consultants. No Brasil, 44% das companhias 
admitem ter seus projetos operando apenas parcialmente. Outras 38% não têm ainda qualquer 

estratégia implementada.

A média global é ligeiramente melhor do que a brasileira: 37% das companhias implementam 

parcialmente programas de qualidade de vida. Ainda assim, apenas 21% conseguem colocar 

em prática 100% de sua estratégia. No Brasil, o número cai para 18%.

Apesar de reconhecer a importância de políticas de qualidade de vida, muitas companhias 

brasileiras ainda patinam nesse campo. “Há grande interesse, mas muita dificuldade ainda 
na gestão desses projetos, que não devem se resumir a palestras e panfletos, mas serem 
sim verdadeiros programas”, afirma Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de 

Qualidade de Vida (ABQV).

O custos compensam, defende o presidente da associação. “Há redução das faltas 

dos funcionários e do custo de assistência médica. Para cada trabalho em cima de um 

fator de risco, a produtividade costuma aumentar 2%”.

Motivações

O principal motivo alegado para as empresas brasileiras investirem em programas de 

qualidade de vida é exatamente aumentar a produtividade da companhia. Na seqüência, 
aparecem outras razões como manter a capacidade de trabalho e reduzir o número de 

faltas. Essas três são as mais citadas em todo mundo.

“Os Estados Unidos, onde a preocupação número 1 é diminuir os custos com plano de saúde, 


é uma exceção”, diz Ogata.

No Brasil, os programas de qualidade de vida estão hoje concentrados prioritariamente 

no estímulo à atividade física, na boa alimentação, no controle do nível de estresse e no 

combate à hipertensão e ao alto colesterol.

Recompensas

São poucas as empresas brasileiras (16%) que oferecem recompensas financeiras 

para os funcionários que aderem a campanhas de qualidade de vida, com mimos como
descontos no seguro saúde, prêmio de milhagens, brindes etc. Das demais 84%, 
cerca de 40% dizem que pretendem introduzir recompensas, enquanto 44% não aprovam 

a ideia.

“No Brasil, há resistência a dar benefícios aos participantes. A maioria das empresas costuma 

pensar que são os planos de saúde que deveriam pagar por isso. Já nos Estados Unidos, a 

prática é comum”, diz Alberto Ogata.

As companhias brasileiras não costumam medir empiricamente os impactos das políticas de 

qualidade de vida. Apenas 32% delas fazem isso. Ainda assim, a percepção que se tem no 
Brasil, assim como no resto do mundo, é de que os principais resultados são levantar o ânimo 

dos funcionários e melhorar a imagem da empresa e a saúde dos funcionários.

A pesquisa ouviu 10 milhões de funcionários em 45 países. No Brasil, foram 250 mil empregados 

em 153 empresas.

Nossos serviços em seu Condomínio a partir de Fevereiro!

Em Fevereiro iniciaremos nossos serviços voltados a Condomínios Residenciais. Serão atividades nos segmentos de Fitness, Personal Trainer, Spa Zen, Spa de Terapias Alternativas e todas as avaliações físicas, Nutricionais para o direcionamento para a Mudança de Hábitos com segurança e profissionalismo.

EM breve estaremos disponibilizando o material que poderá ser direcionado ao síndico ou administradora do seu condomínio para a pesquisa de interesse  dos moradores em ter os serviços dentro do condomínio.

Aguardem vem ai ATIVE VIDA HOME HEALTH.

ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA!

Quanto custa a comodidade da Atividade Física em seu Condominio!

Quanto custa a mensalidade de uma academia? Somando a matrícula, acrescente mais combustível, tempo no trânsito, falta de segurança e distância da família.
Agora imagine você e sua família, desfrutando de academia, hidroginástica, natação, escolinha de esportes, tênis, massagem, atividade para idosos, diabéticos e muito mais, com profissionais qualificados, devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física, em seu próprio condomínio!

Esta oportunidade é possível hoje, pois há uma busca crescente por espaços que ofereçam lazer e conveniência para toda a família com total segurança. Segundo dados do Secovi-SP, hoje, só no Estado de São Paulo, há 40 mil condomínios. Outro estudo foi feito pela Administradora Lello que relata um crescimento de 114% no número de condomínios que oferecem estrutura de lazer semelhante a de grandes clubes, até 2011.

Hoje, o condomínio é visto como um patrimônio devido ao valor referente à área de qualidade de vida e lazer, disponível em suas dependências, apesar de não ser amplamente aproveitado. Este dado demonstra que uma parte de seu investimento torna-se uma despesa, que muitas vezes não é bem explorada, por não possuírem profissionais qualificados para disponibilizarem orientação adequada para os condôminos.

Com todos os avanços tecnológicos, a busca de qualificação profissional junto a uma vida atribulada, a atenção deixa de ser direcionada para o corpo. E este precisa ser exercitado tanto quanto a mente, por isso, é necessário um momento de lazer e qualidade de vida aliado à segurança e companhia da família.

Os benefícios da atividade física são inúmeros, não somente estéticos. Segundo vários estudos, há a liberação de hormônios e neurotransmissores que geram sensações de bem estar, alegria, felicidade, unidas à prevenção de inúmeras doenças, bem como há outro fator de promover a interação de uma forma mais saudável umas com as outras, evitando assim inúmeras ralações estressantes entre as pessoas que convivem nos condomínios. Um diferencial é a possibilidade de fazer atividade física em lugar adequado e seguro, que não tem preço tanto para os pais quanto filhos.

Outro fator importante é que independentemente do tamanho da área de lazer que o condomínio possui, há possibilidade de adaptação do espaço para realização das atividades físicas. Além disso, os valores podem ser readequados às necessidades de seu condomínio ou empresa.

Para as administradoras, é uma grande chance proporcionar este serviço diferenciado para seus condomínios. Além do que, é a oportunidade de minimizar os atritos entre os condôminos, pois quanto maior a socialização, mais estreitas as relações humanas, e menos problemas para administrar.

No tocante a economia, o mais importante é que todos estes serviços, em média, reduzem os gastos em 70%, quando comparados aos custos de uma mensalidade de academia.
Já no aspecto da segurança, o condomínio terá uma redução expressiva em relação ao número de vezes em que há necessidade de abrir e fechar o portão da garagem, diminuição no acendimento de luzes na mesma área, minimizando riscos de assaltos.

Portanto, todos se beneficiam, desde os moradores, passando pelos funcionários, colaboradores, administradora e os convênios médicos, pois uma pessoa com mais qualidade de vida é mais ativa e feliz, consequentemente prevenindo vários tipos de enfermidades.


Fale com a gente e veja os serviços que podemos oferecer ao seu condomínio.

ATIVE VIDA HOME HEALTH 

Filme ilustrativo de alguns de nossos serviços...



ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

Voce estranhou a faixa vermelha nas avenidas de Campinas?

Nova Ciclo Via em Campinas unirá várias avenidas até a Lagoa do Taquaral. A utilização será feita aos sabados e domingos das 7h00 às 13h00.

Uma nova forma de mudar seus hábitos e aproveitar para fazer uma atividade física com amigos e família.



ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

11 de jan. de 2011

Tente motivar alguém! Alguém pode ter um talento escondido.

Observe as pessoas com quem você convive. Pode existir alguém com enorme capacidade e que precisa de sua ajuda para se libertar.


Ajude alguém, pois você também irá usufruir da vitória alheia. Não pense que querendo tudo para si irá levar você para algum lugar. Todas as pessoas que nós ajudamos de alguma forma tenta nos retribuir o favor.

Existem pessoas que se perdem em seus problemas pessoais e não conseguem mais sair do buraco. As vezes basta você ouvir o que essa pessoa precisa lhe dizer, ouça os problemas dos outros e com atenção. Motivar é uma questão de descobrir onde está o "erro", descobrindo esse suposto erro, você poderá libertar alguém.

Quando alguém procurar você para falar de problemas, ouça com atenção e tente de alguma forma ajudar a outra pessoa. Muitas vezes basta fazer um elogio, dá uma dica de coração ou mesmo que seja duro, as vezes é preciso mostrar a realidade. Muitos só precisam de um toque de realidade. Além de ouvir os problemas alheios e dar dicas, incentive a pessoa a seguir aos seus objetivos.

Muitos precisam voltar a ter esperança na vida, no trabalho, nos estudos e tudo que faça parte de um sonho. Quando motivamos alguém e sentimos o bom resultado, ficamos super felizes.

Não seja egoísta, motive! Trabalhe motivar alguém e veja que resultados maravilhosos poderemos obter.


Dica: Mude a percepção que a pessoa tem de si própria. Sempre funciona.

As escolhas que fazemos todos os dias podem influenciar o estado da nossa saúde de várias maneiras!




As opções que a vida oferece são várias e, cabe a nós, escolher o que vai nos fazer feliz e proporcionar mais benefícios. Além da predisposição genética, do acesso aos recursos da medicina, do ambiente e outros fatores, o estilo de vida também é determinante para a nossa saúde. Ter força de vontade e consciência dos riscos que alguns comportamentos oferecem ao corpo ajuda a prevenir doenças futuras, melhorar o bem-estar e manter-se saudável.

A seguir, separamos alguns aspectos que influenciam o estilo de vida de cada um, e como eles podem afetar a saúde, dependendo das escolhas feitas.

 Exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos ao longo da vida reduz os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, melhora a condição física e ajuda a conservar a saúde dos músculos, ossos e coração. Devem, no entanto, ser praticado de acordo com as limitações e necessidades individuais.

 Alimentação: tanto o excesso quanto a carência de certos nutrientes são prejudiciais à sáude. Uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente varia em função da idade, sexo, intensidade das atividades etc.

 Cigarro: fumar aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer de pulmão e problemas circulatórios, entre outros.

 Trabalho em escritório: a profissão de muitas pessoas exige a realização de trabalhos sedentários, como aqueles em escritórios. É importante praticar atividades físicas regularmente para compensar o tempo que o corpo fica parado.

 Sono: uma noite bem dormida ajuda o corpo a armazenar energia e ter disposição para o dia seguinte.

 Consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool pode causar danos ao fígado, cérebro e coração.

 Televisão: assistir televisão pode ser um meio de informação e diversão, mas é importante adotar também atividades de lazer mais ativas.

 Andar de bicicleta: boa alternativa para deixar o carro na garagem e ainda se exercitar. É necessário, porém, tomar cuidados com o trânsito e com a poluição.


ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

Perpetue os bons hábitos!


Incorporar comportamentos saudáveis na rotina diária pode ser decisivo para a conquista de qualidade de vida e bem-estar


Pode ser difícil, mas mudar certos hábitos que não são assim, digamos, motivos de orgulho é capaz de fazer uma enorme diferença para adquirir bem-estar. Começar a montar refeições balanceadas, deixar o elevador de lado e usar a escada e não levar trabalho para casa são exemplos do que é possível mudar e nos fazer sentir melhor pelo simples fato de conseguir vencer esses desafios – e, claro, pelos benefícios que proporcionam para a saúde física e mental. 

Manter hábitos que já fazem parte da rotina é cômodo e prático, mas vale a pena identificar aqueles que nos prejudicam de alguma forma e estabelecer um plano de ação para mudá-los. É provável que a mudança não ocorra de um dia para o outro e que demande um tempo maior do que você imagina para realmente fazer parte da rotina, mas é necessário estar determinado e persistir. Lembre-se de: 

• Aprender com as recaídas. Talvez você não consiga na primeira tentativa, mas isso não significa que deve desistir;
• procurar um caminho que seja prazeroso. Sofrer durante a mudança pode levar à frustração e espantar o sucesso;
• ser realista ao traçar metas. Inventar metas radicais ou inalcançáveis no momento em que você está, geralmente, resulta em decepção e fracasso. 

Que tal aproveitar que aquela amiga super saudável  para incorporar à sua dieta alguns alimentos que ela costuma colocar no prato? Ou procure o tio esportista, ex-obeso, que agora tem mais pique do que você, para pedir algumas dicas sobre como ele mudou os hábitos dele. Compartilhar seus objetivos com quem tem experiência no assunto pode ajudar a atingi-los.


ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

Frutas facilitam a digestão e mantém o organismo protegido!

Consumir ao menos três frutas diferentes por dia é o desejável para se ter uma alimentação saudável. Do contrário, o organismo vai ficar mais vulnerável a uma série de problemas. Isso porque as frutas são ótimas fontes de fibras, sais minerais e vitaminas.

A maçã, por exemplo, representa muito bem os benefícios que o consumo de fruta traz ao organismo. "Ela sequestra ácidos biliares e impede que eles, cheios de colesterol, voltem para o fígado, prevenindo assim os cálculos renais. O fígado, que precisa de gordura, pega do sangue, diminuindo o colesterol", explica o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 
Frutas ajudam na digestão e fazem bem à saúde - Foto: Getty Images
As frutas ainda possuem o mais alto teor de água dos alimentos, de 80% a 90%, e proporcionam ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos. 
Junto com as refeições 
Uma boa opção para consumir várias frutas durante o dia é incluí-las nas refeições.

"A mescla dos sabores doce (da fruta) e salgado (dos pratos) desperta sensações inusitadas no paladar. E os benefícios não terminam numa refeição mais gostosa. Há misturas que melhoram a digestão e outras que aumentam a saciedade", 

A melhor opção é adoçar sua refeição com a fruta in natura. Mas as frutas em calda também acompanham muitos pratos. O sabor fica delicioso e elas preservam boa parte dos nutrientes contidos na versão fresca. O problema está no excesso de calorias que o açúcar usado no cozimento acrescenta. Sendo assim, evite as compotas no dia a dia.
 

10 de jan. de 2011

Hábitos não-saudáveis deixam a mulher quatro anos mais velha!


     . Foto: Getty Images
Estilo de vida desregrado envelhece as mulheres
Foto: Getty Images

Você Investe em cremes, tratamentos estéticos variados e cirurgias plásticas para parecer mais jovem, mas não tem hábitos saudáveis
Pois saiba que um estilo de vida desregrado pode fazer com que as mulheres pareçam 4,25 anos mais velhas, segundo uma pesquisa do Reino Unido.
O levantamento contou com dados de 8 mil mulheres com mais de 25 anos. Entre os costumes que prejudicam a aparência estão fumar, beber, comer alimentos calóricos, usar câmara de bronzeamento artificial e não cuidar da pele. Vale dizer que os cientistas não examinaram a pele das participantes, mas levaram em conta a opinião delas de quantos anos acham que aparentam ter.
O estudo revelou que uma em cada cinco pessoas do sexo feminino não usa hidratante; 40% se expõem regularmente ao sol sem proteção; um quarto consome junk food duas a três vezes por semana; e as mulheres bebem em média 448 unidades (doses) de álcool e fumam 894 cigarros por ano. Um quarto gasta 10 minutos por dia preocupada com o envelhecimento.
Ravi Jain, da Clínica Riverbanks, em Bedfordshire, Inglaterra, disse ao jornal Daily Mail que a produção de colágeno (que sustenta a pele) diminui naturalmente com a idade, mas os hábitos não-saudáveis aceleram a sua degradação.
Assim sempre que possível faça uma hidratação facial, corporal ou nos pés para evitar os males causados pela poluição e pelo desgaste do dia a dia.
Contate nosso spa e veja as opções de pacotes para voce, seu corpo e sua pele.
ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA!

Confira nove dicas para prevenir dor nas costas.

dor nas costas, atomo. Foto: Getty Images
No trabalho, a tela do computador precisa ficar na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável
Foto: Getty Images


Cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia (dor nas costas), de acordo com Alexandre José Reis Elias, neurocirurgião e especialista em coluna do Hospital 9 de Julho, de São Paulo. Como prevenir é melhor que remediar, confira nove dicas para diminuir as chances de ter o incômodo nas costas:
1 - Não durma de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho;
2 - O colchão não deve ser muito mole ou duro. O semiortopédico é uma boa opção, mas não existe regra e a escolha é individual;
3 - Para sair da cama, não se levante para frente. A melhor forma é virar o corpo para o lado e se levantar nessa posição;
4 - Quando for pegar objetos no chão, se agache dobrando os joelhos e sem inclinar a coluna. Não carregue peso excessivo (por exemplo, mais que três ou quatro quilos);
5 - No trabalho, se sente em cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços. As costas devem ficar bem apoiadas e os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador precisa ficar na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável;
6 - Ao carregar mochilas, coloque as alças nos dois braços e tome cuidado com o excesso de peso;
7 - O salto alto pode acarretar dor na coluna lombar. Tenha bom senso e use-o apenas eventualmente. Se provocar dor, evite-o;
8 - Dirija com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente fletidos (não esticados totalmente);
9 - As gestantes devem manter atividade física supervisionada e permanecer dentro do peso. É que dores lombares são comuns e, na maioria das vezes, não indicam nenhum problema sério. De qualquer forma, é recomendado procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado e as formas de prevenir novas crises.
ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM!

O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda (e muito!) quem está por perto, traz cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça. A boa notícia às mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.
A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. "Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva".
Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.
A Ative Vida sugere um tratamento de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação. "É interessante que haja mudanças em alguns hábitos alimentares. Vale evitar enlatados e bebidas geladas. Devem preferir alimentos mais próximos do natural possível."
ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

PROMOÇÃO ATIVE VIDA 2011

Na aquisição do nosso Programa de Ginástica Laboral Integrada, estaremos oferecendo gratuitamente durante a duração do contrato:


- 10 massagens quick massage para serem sorteadas bimestralmente como Programa Motivacional aos funcionários participantes;
- Instrução/Orientação Ergonomica em todos os postos de trabalho;
- Sorteio de 1 massagem a escolher em nosso Spa Zen no  Noumi Plaza Hotel Cambui em Campinas;


Peça seu orçamento ao nosso Departamento Comercial.


Ative Vida - Mudando Hábitos de Vida