Uma boa noite de sono faz milagre pelo o nosso bem-estar. Embora a natureza nos prepare para dormir todos os dias e por várias horas, nem sempre nosso organismo corresponde a essa necessidade. O resultado: cansaço, ansiedade e até mesmo o mau humor.
Segunda uma pesquisa do médico gaúcho Denis Martinez, cerca de 2% das crianças e de 50% dos idosos têm dificuldade para dormir. Á medida que envelhecemos, os neuro-transmissores que coordenam nosso também envelhecem.
O que pouca gente sabe é que os distúrbios do sono são de origem orgânica e não psicológica, como a maioria das pessoas pensa. Assim como prevenimos outras doenças, devemos tomar cuidado para evitar insônia e outros problemas ligados ao sono.
Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperadtura podem atrapalhar o sono;
Crie seus próprios rituais para dormir. Medite, faça relaxamento, orações ou outra técnica que ajude a aliviar a tensão.
Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;
Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até seis horas antes de se deitar;
Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama;
Faça refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
Use a cama apenas para dormir. Nada de ver televisão, ler ou jogar videogame deitado na cama;
Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono.
ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.