11 de jan. de 2011

As escolhas que fazemos todos os dias podem influenciar o estado da nossa saúde de várias maneiras!




As opções que a vida oferece são várias e, cabe a nós, escolher o que vai nos fazer feliz e proporcionar mais benefícios. Além da predisposição genética, do acesso aos recursos da medicina, do ambiente e outros fatores, o estilo de vida também é determinante para a nossa saúde. Ter força de vontade e consciência dos riscos que alguns comportamentos oferecem ao corpo ajuda a prevenir doenças futuras, melhorar o bem-estar e manter-se saudável.

A seguir, separamos alguns aspectos que influenciam o estilo de vida de cada um, e como eles podem afetar a saúde, dependendo das escolhas feitas.

 Exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos ao longo da vida reduz os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, melhora a condição física e ajuda a conservar a saúde dos músculos, ossos e coração. Devem, no entanto, ser praticado de acordo com as limitações e necessidades individuais.

 Alimentação: tanto o excesso quanto a carência de certos nutrientes são prejudiciais à sáude. Uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente varia em função da idade, sexo, intensidade das atividades etc.

 Cigarro: fumar aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer de pulmão e problemas circulatórios, entre outros.

 Trabalho em escritório: a profissão de muitas pessoas exige a realização de trabalhos sedentários, como aqueles em escritórios. É importante praticar atividades físicas regularmente para compensar o tempo que o corpo fica parado.

 Sono: uma noite bem dormida ajuda o corpo a armazenar energia e ter disposição para o dia seguinte.

 Consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool pode causar danos ao fígado, cérebro e coração.

 Televisão: assistir televisão pode ser um meio de informação e diversão, mas é importante adotar também atividades de lazer mais ativas.

 Andar de bicicleta: boa alternativa para deixar o carro na garagem e ainda se exercitar. É necessário, porém, tomar cuidados com o trânsito e com a poluição.


ATIVE VIDA - MUDANDO HÁBITOS DE VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.