Quem hoje é pai ou mãe, deve se lembrar da sua infância de como era divertido andar no porta-malas do carro ou na parte externa da caminhonete, junto com os irmãos, primos e amigos da mesma idade ou ainda no banco da frente, que era o lugar mais disputado... Hoje o trânsito, os carros, o comportamento, a vida e os condutores são muito diferentes.
Quando uma criança ou bebê é transportado solto dentro de um automóvel, sem a segurança dos cintos ou fora das cadeirinhas e até mesmo no colo, os motoristas expõem os pequenos passageiros a riscos desnecessários e muitas vezes com conseqüências desastrosas que poderiam ter sido evitadas, se fossem tomadas medidas de segurança que efetivamente protejam e salvem as vidas, caso aconteça um acidente com nosso bem maior: nossos filhos!!!
É inadmissível e irresponsável levar crianças em um veículo sem que elas estejam devidamente instaladas e seguras. Os pais ou responsáveis, por negligência, ignorância, falta de informação e de educação, preguiça de instalar ou acomodar a criança no seu devido lugar, mais o fato de achar que comigo não acontece, só servem para aumentar as crescentes estatísticas envolvendo bebês e crianças, vítimas de acidentes de trânsito em todo país. Portanto dê o exemplo a seus filhos, zele por eles sendo responsável.
Falando em estatísticas, a maioria dos acidentes é provocada por terceiros, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o que nos obriga a tomar mais cuidado ainda.
O melhor e mais seguro lugar para transportar um bebê ou criança em um automóvel, é no meio do banco traseiro ficando mais protegido em caso de colisões laterais, sempre no bebê-conforto, cadeirinha, cadeirão ou suporte de elevação, de acordo com a idade, altura e peso da criança, devidamente acoplados e ajustados aos cintos de segurança do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.