O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física, e você já deve ter ouvido falar que ele é considerado a doença do próximo milênio.
Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários, o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
Você sabia que a vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais? O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio, são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica são propostas válidas para evitar o sedentarismo, e importantes para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.
Dessa forma, com certeza você estará se distanciando do sedentarismo e lhe dando chances de ter uma vida mais saudável e com qualidade!
Mas lembre-se, consulte sempre seu médico antes de iniciar uma nova atividade física.
Dra. Tania Navarro Vital Minosso, CRM 59237, é médica cardiologista e Membro da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.